Como evitar a retenção de líquidos

14 de fevereiro de 2020 By 0 Comments

Principal causa da sensação de inchaço e agravamento da celulite

A principal consequência, ou a mais sentida, da retenção de líquido é o inchaço que ocorre nas pernas, braços, rosto e barriga. Sabe quando você percebe que sua pele ficou toda marcada pela roupa que estava usando, principalmente as de compressão como meias? Isso acontece quando os líquidos saem dos vasos sanguíneos e linfáticos e ficam parados no tecido abaixo da pele. Uma das causas, inclusive, do agravamento e persistência da celulite.

A retenção de líquido pode ser causada por diversos motivos. É mais comum em mulheres por conta das alterações hormonais e piora durante a menopausa, gravidez ou no período pré-menstrual. Outros fatores que podem causar a retenção de líquido, são a pressão sanguínea, ingestão de sal ou proteínas em excesso, sedentarismo, má circulação e alguns tipos de medicamentos.

Para evitar os sintomas, o ideal é manter uma dieta balanceada, mas principalmente apostar em frutas diuréticas como melancia, melão, abacaxi, pera, maçã, limão e coco. Alguns chás, como boldo, hibisco e verde, têm função diurética e também ajudam na diminuição da retenção.

Claro que entre as dicas não podem faltar: beber de dois a três litros de água por dia e a prática de atividades físicas para eliminar as toxinas. Mas, caso queira uma opção de tratamento, uma ótima pedida é a drenagem linfática! O procedimento é realizado com movimentos leves e lentos, que atuam direcionando e melhorando o fluxo linfático. Outro benefício é a ativação da oxigenação celular e a nutrição dos tecidos. Agende agora mesmo uma sessão deste procedimento que não possui contraindicações!