Menopausa: como passar por essa fase mais tranquila

22 de fevereiro de 2019 By 0 Comments

A menopausa é uma fase que traz dúvidas e incertezas, já que traz sintomas que variam de organismo para organismo. Ela é a interrupção permanente da menstruação por mais de um ano, que acontece pela falência dos ovários com a diminuição da produção hormonal.

Os sintomas da menopausa já são bastante conhecidos, mas, ainda causam certo incômodo. Ela possui dois estágios, o primeiro caracterizado como pré-menopausa que pode durar de 3 à 5 anos, onde ocorre o término da menstruação. O segundo é a menopausa em si, quando há a ausência definitiva da menstruação por mais de um ano.

Veja quais são os sintomas mais comuns
1. Calores: calores noturnos principalmente no rosto com sensação de queimação.
2. Suor excessivo: excesso de suor principalmente no rosto e nos membros superiores.
3. Dores: dor de cabeça frequente, nas articulações, no trato urinário e na vagina.
4. Insônia: dificuldade para dormir.
5. Secura vaginal: pouca lubrificação que provoca dor durante as relações sexuais.
6. Incontinência urinária leve: liberação involuntária da urina.
7. Alterações de humor: sintomas de ansiedade, nervosismo, exaustão e irritabilidade.
8. Peso: possível ganho ou perda de peso.
9. Menstruação: menstruação ausente, irregular ou anormal.
10. Pele: alterações na pele, que pode ficar seca ou com textura diferente da normal.

O mais importante ao passar por este processo, é que isso faz parte do ciclo natural da mulher e que levar com otimismo e bom humor pode ajudar muito no processo! Em seguida, procure um médico especialista!
Quais os principais tratamentos e formas de aliviar os sintomas?
Terapia de reposição hormonal, medicamentos que aliviam as ondas de calor, medicamentos fitoterápicos, alimentação equilibrada e prática de atividades físicas são ótimas indicações.

Rejuvenescimento vaginal são tratamentos não hormonais que podem auxiliar no alívio de alguns sintomas, como atrofia vaginal e ardência vaginal, urgência urinária e dor durante as relações sexuais. Tratamento que está disponível na Bioderma!
A menopausa é uma fase inevitável na vida de qualquer mulher e, claro, o processo de mudanças no corpo é algo que precisamos cuidar com carinho e atenção. Por mais que os sintomas sejam desagradáveis, a medicina moderna traz diversos tratamentos que contribuem para o alívio dos sintomas. Por isso, buscar orientação adequada e zelar pela própria saúde com hábitos saudáveis sãos os principais caminhos para tirar de letra! Mais dúvidas? Entre em contato conosco!